sexta-feira, 4 de julho de 2008

SEMINÁRIO: Modernidade ou Pós-modernidade: cenários de transformação

SEMINÁRIO: Modernidade ou Pós-modernidade: cenários de transformação

Esquema segundo José Carlos Libâneo em Pedagogia e Pedagogos, para quê?

· Pós-modernidade: mudanças em relação à modernidade, mas não uma ruptura total;
· Rejeição das idéias iluministas da natureza global e das teorias totalizantes do marxismo, do cristianismo;
· Prega a individualidade, as particularidades do sujeito;
· Contesta a Pedagogia e a Educação Integral – frutos da modernidade;
· A linguagem como produto, desprofissionalização do ensino;
· Consciência pós-moderna – racionalismo crítico;
· Rejeição das Metanarrativas ou Narrativas Mães – colocadas como teorias totalizantes;
· Críticas às teorias clássicas de Durkheim, Marx e Weber;
· Crítica à busca dos educadores como referência para todos;
· Fundamentação da epistemologia, idéia de progresso planejado, preocupações ecológicas e novos movimentos sociais;
· Valoriza a razão crítica, autonomia humana e uma ciência não absolutizada;
· Pensamentos pós-modernos para uma pedagogia crítica: reavaliação dos paradigmas como novos sujeitos sociais, mapeamento das transformações, sistematização das explicações dos fenômenos;
· Novos desenvolvimentos tecnológicos e artísticos da sociedade capitalista;
· Os signos substituem a lógica da produção, imperam as simulações num mundo de imagens e fantasias;
· Informatização da força de trabalho;
· Necessidade dos educadores de atentarem para as narrativas individuais, de grupos particulares;
· A Pedagogia deve buscar a racionalidade, mas não deve abrir mão de lutar contra as injustiças sociais;
· Críticas da Pedagogia a pós-modernidade: falta de conhecimento da realidade escolar; não todos que tem acesso à informatização, mostrando assim, a importância do pedagogo no processo formativo;
· Pedagogia crítica: formar cidadãos capazes de lutar por condições de vida mais democráticas; deve balancear o desenvolvimento intelectual e afetivo, se adaptando às mudanças na ciência, tecnologia, trabalho e sociedade.

BIBLIOGRAFIA:

LIBÂNEO, José Carlos, Pedagogia e pedagogos, para quê? 6 ed. São Paulo, Cortez, 2008.

Esquema segundo Tomaz Tadeu Silva em Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo.
  • O pós modernismo é um movimento intelectual, representa um conjunto variado de perspectivas abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos.
  • Questiona os princípios e pressupostos do pensamento social e político estabelecido e desenvolvido a partir do iluminismo.
  • O objetivo da educação atual é transmitir o pensamento científico, formar um ser humano supostamente racional e autônomo e moldar o cidadão da democracia moderna.
  • O pós-modernismo põe em dúvida as pretensões totalizantes do saber e a noção de progresso que está no centro da concepção de modernidade.
  • O pensamento pós-modernista é antifundacional.
  • Para ele o sujeito não é o centro da ação social. ele é fragmentado e dividido. Ele não pensa, fala ou produz, antes é pensado, falado e produzido.
  • A identidade pós-moderma é descentrada, múltipla, fragmentada.
  • O pós-modernismo assinala o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós-crítica.

BIBLIOGRAFIA:

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade; uma introdução às teorias do currículo. 2.Ed. Autêntica. Belo Horizonte, 2005.


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