Da sociedade pós industrial a pós moderna
Novas teorias sobre o mundo contemporâneo
Rótulos pode adquirir vida própria e se enraizados pautam a realidade acadêmica, podendo assim, criar uma indagação critica. Como exemplo de rótulos, temos a elite do poder, sociedade tecnológica. Essa atividade intelectual pode causar reflexões esclarecedoras não deixando de ter um toque de autopromoção. Daniel Bell, na década de 60 / 70 rotulou a então sociedade moderna, como sociedade pós-industrial.
A teoria do pós industrialismo ganha circulação na idéia de Peter Drucker e Alvin Toffler, propondo ao ocidente a transição para uma nova sociedade.
A idéia da sociedade pós-industrial provocou debates estimulando questões (com o choque do petróleo em 1973) sobre os limites do crescimento do industrialismo. O espírito de crise substituiu o otimismo da década de 60, onde partidos de direita pediam a intervenção do Estado.
O período pós-guerra parecia se constituir como episódio excepcional na história do industrialismo, onde a desindustrialização e declínio econômico eram pontos de discórdia da visão da sociedade pós-industrial.
A falta de otimismo da década de 70, mostrava a falta de interesse pela sociedade superindustrial e o industrialismo clássico de Marx, Weber e Durkheim, não mais existia.
A continuidade da teoria pós-industrial é vista na “sociedade de informação”. Daniel Bell prega a tecnologia da informação pra todos os setores da sociedade e analisa essa situação como transformação revolucionária da sociedade moderna.
O conceito de sociedade da informação, ajusta-se à tradição liberal progressivista e sendo favorável a uma mudança radical na organização social prossegue a linha de pensamento de Saint-Simon, Comte, e outros positivistas. Os marxistas pregavam a idéia pós-industrial como fase final da ideologia burguesa, manifestando, rotulando como pós-fordismo.
As novas formas do capitalismo constituem um rompimento radical dos padrões capitalistas, fazendo com que a teoria marxista se vê com necessidade de ser revisada. A teoria da sociedade pós-moderna ou pós modernismo é mais abrangente, acolhendo as mudanças culturais, políticas e econômicas tendo assim, a avaliação mais difícil. O pós-modernismo despertou interesse em grande parte da população, não sendo mais considerada apenas um mito. As teorias modernas podem dizer muito a respeito dos nossos tempos e de nós mesmos. As literaturas sobre as teorias pós-modernas são em sua maioria negativas, não necessariamente errada, mas pouco trabalhado este tipo de valor de pensamento. Não se pode deixar de questionar o surgimento, a origem desas teorias e percebemos que algo age em particular, provocando o senso do fim e de novos começos.
BIBLIOGRAFIA:
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós industrial à pós moderna: teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário